segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O Tarô Iniciático da Golden Dawn

Em julho de 2014, eu adquiri O Tarô Iniciático da Golden Dawn do autor Giordano Berti, italiano, que é escritor, historiador e autor de vários livros e tarôs, editado por Lo Scarabeo em 2008. Existem, e existiram, vários Tarots da Golden Dawn. Os adeptos dessa fraternidade esotérica foram incitados a desenhar e fixar suas cartas pessoal, baseando-se em descrições contidas no “Liber T”.
No decurso dos muitos anos surgiram várias adaptações de tarots da Golden Dawn. Assim , em 1909, Arthur Edward Waite estampou um baralho inspirado, em parte, no Liber T, mas não revelando os segredos da Ordem. Entre os anos de 1938-1942, Aleister Crowley lançou seu projeto baseado no Liber T também publicado pela primeira vez, na versão a cores, em 1977. Em 1978 , Robert Wang publica também uma versão do Tarot da Golden Dawn, onde ele inclui um pequeno livro contendo descrições do Liber T, enriquecida com os significados divinatórios e os métodos de leitura.
Em meu ver , é sem nenhuma dúvida um belo tarot e com um poder diferente. Acho que qualquer tarólogo pode trabalhar com ele desde que, se dedique muito. É um tarot que trabalha profundamente, não apenas nas consultas mas nos estudos. Achei o livro muito bem editado e muito bem explicado. As lâminas são especiais, coloridas e me chamaram muito a atenção. Quem olha de primeira vez vai estranhar por ver muitas imagens núdicas e achar que seriam muito eróticas (como eu vi alguns comentários em alguns sites ), mas eu acho que , pelo autor Giodano Berti ter usado informações do Liber T que contém muitos conhecimentos neo- pagãos, não tem nada de erótico e sim de uma beleza do ser humano, apenas inspiran as idéias e rituais neo-pagãos do século XX, em que a nudez é uma forma de libertação mental e espiritual. Em questão deste tarot ser comparado ao Waite de Pamela Colman Smith, eu não concordo. Acho que todas as pessoas que trabalham com tarot sabem que o tarot da golden Dawn e o Tarot Rider Waite são dois tarots distintos. Sendo que o primeiro feito por Samuel Liddell Mathers em 1898 para os membros da Ordem Hermético da Golden Dawn e o segundo , feito 10 anos após por Arthur Edward Waite para os membros da irmandade da Rosa Cruz, esta fundada por Waite após o desmembramento da Golden Dawn. Algumas pessoas confundem os dois tarots e não fazem estudos e pesquisas antes de comentarem. Sendo assim , aqui dou minha opinião sobre esse tarot : simbologia forte , poderoso e o mais belo de todos os convés da Golden Dawn. Os maiores e menores deste deck mostra que o tarot foi feito de uma forma original e nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário